Modalidade esportiva com nome originado do inglês ‘trail’ (trilha) + ‘run’ (corrida), trail run designa uma corrida que acontece em ambientes naturais como montanhas, desertos, florestas, entre outros cenários. O terreno apresenta adversidades como lama, cascalho, pedras, raízes, árvores, areia, poças de água ou riachos, que dificultam a velocidade e a movimentação dos praticantes, e inclui subidas e descidas acentuadas que aumentam o desafio físico e emocional. Em provas, o circuito é bem demarcado e pode até conter trechos pavimentados ou asfaltados, desde que representem menos que 20% do percurso total.
Além de maior contato com a natureza, os desafios climáticos contribuem para a adrenalina, aumentando o esforço físico e mental dos atletas. Não é o relógio que dita o ritmo da prova, e sim o terreno: há o momento certo de acelerar e o momento certo de parar e pensar cada pisada. Por outro lado, trail runners costumam apresentar níveis de estresse menores quando comparados à quem corre em áreas urbanas, exatamente pelo contato com a natureza em sua forma mais rústica.
Outra característica marcante da modalidade é que o trail run aprofunda a consciência ambiental dos participantes e desperta a solidariedade entre eles. Ao longo do caminho as pessoas se ajudam, levando o conceito de fair-play para um nível mais acima que outros esportes em equipe.
A quantidade de pessoas e eventos voltados para essa modalidade esportiva tem crescido significativamente nos últimos anos em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil – país de natureza farta, cenário rico em desafios e que proporciona belos enquadramentos, horizontes deslumbrantes e fauna e flora exóticos pelo caminho.
Marcas de equipamentos esportivos já se adaptaram a essa tendência esportiva, criando produtos apropriados para os desafios topográficos e climáticos da modalidade, oferecendo sapatos, mochilas e materiais funcionais e tecnológicos que otimizam o desempenho dos atletas.
Idade também não parece ser um impeditivo para a prática de trail run. Crianças e pessoas mais velhas podem participar de circuitos menores e apropriados para suas faixas etárias, e assim aproveitar todos os benefícios da corrida em trilhas: liberdade, ar puro e a felicidade de sentir-se conectado à natureza.
Leave a reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.