QUERO SER VEGETARIANO, MAS E A PROTEÍNA?

Proteínas vegetais, proteína de arroz, proteína de ervilha - go vegan

As proteínas são nutrientes essenciais que exercem funções fundamentais no organismo, como estrutural, hormonal, enzimática e defesa. Diferentemente do que o senso comum acredita, os alimentos vegetais são ótimas fontes de proteínas e possuem aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo organismo.
As principais fontes vegetais são as leguminosas, como os feijões, grão de bico, lentilha, ervilha e soja, sendo que a fonte de soja mais indicada seria o tofu. Os cereais integrais, como arroz integral, quinoa, milho, aveia, etc., possuem menor quantidade de proteínas em gramas, mas se complementam com as leguminosas para fornecer à alimentação todos os aminoácidos necessários. As oleaginosas (castanhas em geral, amêndoas, entre outros) também são fontes proteicas e podem ser incluídas diariamente, sendo uma excelente opção para os lanches.
Desta forma, entende-se que é possível adequar tranquilamente as proteínas na alimentação vegetariana, mesmo estrita. Não existe nenhum aminoácido essencial que não possa ser encontrado no reino vegetal.
No dia a dia, a ingestão de proteínas deve representar de 10 a 15% do total de calorias do dia, representando de 200 a 300 calorias para um adulto em que a ingestão média estipulada é de 2000 calorias, o que é facilmente atingido. Na gestação, lactação e infância é fundamental o acompanhamento com Nutricionista, para que a orientação seja individualizada.
Em termos de suplementação, as proteínas vegetais isoladas ou whey vegano, como alguns chamam, possuem qualidade igual ou superior do ponto de vista nutricional: teor de proteínas, composição de aminoácidos, inclusive BCAA, e seu uso é seguro tanto para atletas quanto praticantes de atividades físicas que desejam aumento de massa muscular com resultados similares à proteína isolada do leite de vaca, como mostram estudos clínicos.
Destacamos, ainda, que as proteínas isoladas vegetais oferecem vantagens se comparadas às proteínas de origem animal, pois possuem melhor digestibilidade, são menos alergênicas, e são produzidas sem causar danos ao meio ambiente e aos animais. Por fim, ressaltamos que o uso de tais suplementos devem ser feitos com recomendação profissional.
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www.nutricionistathaisa.com.br nutricionistathaisa@gmail.com
Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e em Fitoterapia Funcional. Possui especialização e mestrado em Saúde Coletiva e formação complementar em alimentação viva pelo Projeto Terrapia-ENSP Fiocruz/RJ e Biochip – PUC/RJ. Tem experiência clínica com pacientes vegetarianos há 10 anos. Participou da constituição do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (SUS Recife/PE) com Cursos de Alimentação Viva para profissionais de saúde e comunidade. Atualmente é nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e atende em consultório particular. Autora do e-book: “Leites Vegetais” e colaboradora dos livros “Festa Vegetariana” e “Leite e queijos vegetais” da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” header_style=”” anchor=”” in_content_menu=”” content_menu_title=”” icon_pack=”font_awesome” content_menu_fa_icon=”” content_menu_fe_icon=”arrow_back” oblique_section=”no” oblique_section_top_and_bottom=”both” oblique_section_position=”from_left_to_right” text_align=”left” video=”” video_overlay=”” video_overlay_image=”” video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_image=”” background_image=”” pattern_background=”” section_height=”” parallax_speed=”” background_color=”” border_color=”” side_padding=”” padding_top=”” padding_bottom=”” color=”” hover_color=”” more_button_label=”” less_button_label=”” button_position=”” css_animation=”” transition_delay=””][vc_column width=”1/1″][vc_empty_space height=”60px” image_repeat=”no-repeat”][/vc_column][/vc_row]

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8 Comments

  • Mateus

    18/06/2017 - 22:54

    Olá doutora muito show essa matéria
    Estou com dúvidas
    Gostaria de saber se existe BCAA vegano.
    E creatina vegana??
    Obrigado desde ja

  • Valdeir Borges Rocha

    23/03/2017 - 00:33

    Quero ser vegetariano gostaria de saber quais são os alimentos essências que substitui a carne

  • Thiago

    13/01/2016 - 22:15

    Eu tenho que ficar em low carb se não viro uma bola, existe alguma saída? Tenho muito interesse em ingressar no vegetarianismo e depois no veganismo, mas ainda tenho muita dificuldade

    • Andréa Costa

      20/01/2016 - 14:16

      Olá Thiago, em primeiro lugar, desculpe a demora em responder. Quanto à sua questão sobre ‘seguir uma dieta low carb para não engordar’, somente um nutricionista ou nutrólogo pode avaliar seu metabolismo e necessidades nutricionais (a partir de exames e medidas) de forma a orientá-lo adequadamente para atingir seus objetivos. O que podemos dizer, de forma geral, é que a tendência de ganhar peso logo após cortar carnes e derivados animais da alimentação ocorre apenas quando a ‘substituição’ é feita de forma errada, seja nas quantidades ou na qualidade/origem do alimento. De fato, não basta substituir, tem que readequar a dieta para consumir as fontes vegetais de nutrientes com sabedoria e, se for o caso, fazer uma suplementação. Por isso recomendamos que você busque orientação médica no começo da sua transição para o vegetarianismo/veganismo. No site Vista-se.com tem uma lista de nutricionistas com orientação ou especialização vegetariana, em vários estados do Brasil. Consulte também seu plano de saúde para nutricionista ou nutrólogo, ou busque por iniciativas do SUS (como esta na cidade de Florianópolis http://www.svb.org.br/960-grupo-vegetarianos-sus-florianopolis) que podem estar acontecendo na sua cidade. Parabéns pela decisão e continue nessa caminhada bem informado e com saúde. Abs,

  • patricia Celeste

    06/01/2016 - 01:09

    Boa Noite!!!! Gostaria de tirar uma duvida, meu filho de 11 anos e eu somos vegetarianos a 1 ano e meio, e gostaria muito de saber se faz realmente mal ficar sem comer carnes, se preciso comer alguma substância para repor as vitaminas encontradas na carne, e quais são elas?….. Obrigado

    • Andréa Costa

      11/01/2016 - 19:10

      Olá Patricia,
      Que bom que você e seu filho estão no caminho do vegetarianismo. Como o post da nutricionista Thaísa Navolar indica, as proteínas também estão presentes em abundância no reino vegetal: leguminosas, grãos, castanhas, folhas verdes escuras, entre outros alimentos, são excelentes fontes de proteínas (aminoácidos), vitaminas, minerais e fibras. No entanto, somente um profissional médico (nutrólogo) ou um nutricionista podem avaliar a sua saúde e a do seu filho, e recomendar a alimentação adequada dentro da orientação que vocês escolheram, o vegetarianismo/veganismo. Afinal, não basta apenas ‘substituir’ as carnes, é muito importante alcançar uma alimentação nutricionalmente completa e balanceada, rica em todos os nutrientes que o organismo precisa para viver com saúde, especialmente no caso do seu filho de 11 anos, que ainda se encontra em fase de crescimento. No site Vista-se.com você encontra uma lista de nutricionistas com orientação ou especialização vegetariana, em vários estados do Brasil. Consulte também o seu plano de saúde ou busque por iniciativas do SUS (como esta na cidade de Florianópolis http://www.svb.org.br/960-grupo-vegetarianos-sus-florianopolis) que podem estar acontecendo na sua cidade. Parabéns pela decisão e continue nessa caminhada bem informada, bem acompanhada e com saúde. Feliz 2016!

  • Wagner

    08/12/2015 - 00:08

    Olá, Thaisa!
    Consumo já há alguns meses isoprotein Veganway.
    Gostaria de saber como é o processo para se obter a proteína isolada dos vegetais. Costumo consumir proteína obtidas a partir da ervilha. Entendo que nos vegetais estão encapsuladas. Poderia esclarecer?
    Grato.
    Abç
    Wagner

    • VeganWay

      17/12/2015 - 17:21

      Olá Wagner,
      Em resposta à sua questão, o método de extração da proteína isolada de ervilha amarela ocorre assim: a matéria-prima (ervilha amarela ou ervilha partida, como é conhecida no Brasil) é limpa com água e moída até virar uma farinha. Depois é separada em vários componentes apenas com a utilização de água em equipamentos próprios, num processo patenteado pelo fornecedor. Depois de isolada, a proteína coagula formando uma pasta, que é novamente solubilizada para depois passar por secagem por atomização, gerando por fim um pó finíssimo e leve. Em nenhum momento durante todo o processo de extração são utilizados solventes químicos, apenas água. Daí a excepcional qualidade nutricional do nosso produto.
      Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e estamos à disposição para mais informações. Obrigado!

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